Ir para o conteúdo principal
Compre online em: AT | IT | CH | FR | DE | UK | CZ | SE | DK | BE | NL | IE | ES | PL | PT | FI | GR | RO | NO | HU | BG | HR | LU

Sobre azulejos

INFORMAÇÕES ÚTEIS SOBRE O TILE

Pisos e azulejos - robustos para uso diário

A TELHA - DOS TEMPOS ANTIGOS AO PRESENTE

Os primeiros objetos de argila foram feitos há cerca de 30.000 anos; mas levou mais 20.000 anos antes que os humanos fossem capazes de produzir objetos de uso diário em cerâmica (grego: Keramos). Os achados mais antigos datam de cerca de 9.000 aC. Eles foram encontrados no Vale do Nilo Superior, no Egito.

Os primeiros azulejos foram usados como decoração de parede nas antigas pirâmides egípcias (aproximadamente 2.600 aC) e foram rapidamente difundidos na Pérsia, entre os assírios e babilônios.

Na Europa, o azulejo se popularizou a partir do século XIV. As fábricas de faiança Delft tornaram-se particularmente conhecidas. As "telhas Delft" são valorizadas em todo o mundo até hoje.

Os ladrilhos cerâmicos só eram usados como revestimentos de paredes e pisos na Alemanha, há cerca de 1000 anos. No início, apenas em castelos, palácios e igrejas. Apenas príncipes e reis podiam se dar ao luxo. Hoje, os ladrilhos e pisos tornaram-se parte integrante da nossa vida quotidiana. Graças aos métodos de produção industrial, o item de luxo tornou-se uma mercadoria.

PRODUÇÃO E TIPOS

A composição das matérias-primas utilizadas não mudou muito desde os tempos antigos. O barro para ladrilhos ou ladrilhos ainda é a base desta cerâmica de construção.

Outras matérias-primas minerais são adicionadas à argila, por exemplo, quartzo, caulim e feldspato. Em alguns casos, também dolomita, argila refratária ou calcita. Os tipos de ladrilhos diferem muito entre si em termos de qualidade: o tipo, a composição das matérias-primas e o seu processamento são decisivos para o ladrilho ou ladrilho.

A massa bruta obtida desta forma é prensada - massas cerâmicas finas no processo de prensagem a seco, massas para cerâmicas grosseiras no processo de extrusão - e então, após a secagem, cozida em temperaturas entre 900 e 1200 graus Celsius.

Nós diferenciamos entre azulejos de queima única e de queima dupla. Enquanto os ladrilhos de queima só precisam de um processo de queima para criar o fragmento com o esmalte, os ladrilhos de queima dupla são caracterizados pelo fato de que primeiro o fragmento e depois o esmalte são queimados em duas etapas de trabalho diferentes.

Os ladrilhos assim produzidos dividem-se em 3 tipos principais: grés, grés e porcelanato.

Ladrilhos de barro

são ladrilhos cerâmicos vidrados. Eles são usados exclusivamente como revestimentos cerâmicos. Seu esmalte cerâmico transparente ou opaco é geralmente derretido em um segundo processo de queima. Estes revestimentos possuem uma alta absorção de água de aproximadamente 20% e, portanto, são adequados apenas para uso interno.

Ladrilhos de grés

são ladrilhos vidrados ou não vidrados que são fabricados pelo processo de uma queima. Os ladrilhos de grés têm uma baixa absorção de água e são mais sólidos no material do que os ladrilhos de grés. A absorção de água é inferior a 3% e os ladrilhos de grés são classificados como anti-gelo, mas não é recomendado o assentamento ao ar livre. Assim, o ladrilho de grés é adequado como ladrilho de parede.

ATENÇÃO: O revestimento nunca deve ser utilizado como piso. Seu esmalte pode ser facilmente danificado, por exemplo, pela queda de objetos, que podem descascar do esmalte.

Ladrilhos de grés porcelânico

Os ladrilhos de grés porcelânico são ladrilhos finamente preparados com baixíssima absorção de água de 0,5% e, portanto, considerados anti-congelamento. (DIN EN 176 - grupo B1). Devido à sua composição de material e alta temperatura de queima, são muito duros e resistentes. Você pode usar este ladrilho como ladrilho de parede ou como ladrilho de chão. Os ladrilhos de grés porcelânico estão disponíveis nas seguintes variantes:

Grés porcelânico esmaltado:

Os ladrilhos da parede ou do chão são mais frequentemente vendidos com esmalte. O esmalte determina as propriedades da superfície e, portanto, também a abrasão; em última análise, também determina a qualidade do ladrilho da parede ou do piso.

Grés porcelânico não esmaltado:

Este tipo de ladrilho de parede e piso é o chamado grão fino (aparência de sal e pimenta) mais comumente representado e disponível a preços razoáveis. Ladrilhos de alta qualidade, como mármore ou granito de imitação, também se enquadram nesta categoria. Eles são tecnicamente superiores à pedra natural, insensíveis à sujeira, podem ser limpos facilmente, são resistentes e apresentam pouco desgaste superficial.

Grés porcelânico polido:

Neste processo, etapas de trabalho adicionais são realizadas e o ladrilho da parede ou do piso é polido até um alto brilho em várias etapas. A maior parte dos ladrilhos de grés porcelânico não esmaltado são polidos, mas cada vez mais também o grés porcelânico esmaltado que produz um esmalte polido. Os ladrilhos da parede ou do piso são brilhantes, mas menos resistentes a arranhões. Esmaltes polidos não são recomendados em uso intensivo. Com o polimento, os poros fechados do ladrilho são reabertos durante o processo de cozedura e podem penetrar substâncias estranhas, sujidade, gorduras ou óleos. A impregnação deste ladrilho de parede ou ladrilho é um pré-requisito.

NORMAS E PADRÕES COMUNS

Walltiles

Classes de abrasão

Os ladrilhos da parede ou do piso são divididos nas seguintes 5 classes de abrasão:

Classe 1: o ladrilho para cômodos com pouco tráfego, por exemplo, a área com pés descalços e chinelos em banheiros e quartos, salas sanitárias ou adequados como ladrilho de parede.

Classe 2: O ladrilho para quartos de uso médio, através de calçado normal, como a sala de estar geral privada (exceto cozinhas) na sala de estar e jantar, escadas e terraços.

Classe 3: o piso para quartos com tráfego moderado e pode ser usado em toda a área de estar, por exemplo, em corredores, bem como em terraços e varandas.

Classe 4: O ladrilho para quartos com muito tráfego, por exemplo, entradas de casas, cozinhas, salas de trabalho e de serviço.

Classe 5: o ladrilho para as mais altas demandas em todos os quartos e em superfícies que são muito usadas, como lojas, hotéis, restaurantes, garagens, laboratórios industriais e semelhantes áreas.

Segurança

Ao contrário das áreas comerciais, nas quais são prescritos padrões para a colocação de ladrilhos ou ladrilhos, estes não existem no setor privado. Mas o que é prescrito para áreas comerciais e reconhecido como correto também não pode estar errado para o setor privado. Portanto, gostaríamos de familiarizá-lo com alguns dos regulamentos comerciais abaixo.

Dependendo do ângulo de inclinação (inclinação) dos ladrilhos a serem colocados na superfície, diferentes grupos de avaliação se aplicam: de 3 a 10 ° (R9), 10 - 19 ° (R10), 19 - 27 ° (R11), 27-35 ° (R12) e acima de 35 ° (R13). Os grupos de avaliação lidam com um "coeficiente de atrito estático" baixo, normal, aumentado, grande ou mesmo muito grande. Os ladrilhos a serem colocados devem atender aos requisitos especificados - certifique-se de ter pés firmes.

Se substâncias gordurosas, "pastosas" ou fibroso-viscosas podem entrar no chão (por exemplo, em matadouros e postos de gasolina), os ladrilhos devem ter um "espaço de deslocamento", que é avaliado de acordo com quatro classes V.

Para definir o risco de escorregões, a Associação Federal das Instituições de Seguros de Acidentes Públicos (BAGUV) dividiu as áreas molhadas descalças em três grupos de avaliação. Também aqui o ângulo de inclinação é a medida da resistência ao escorregamento e leva à alocação do revestimento do piso nos grupos de avaliação A (ângulo mínimo de inclinação 12 °), B (ângulo mínimo de inclinação 18 °) ou C (ângulo mínimo de inclinação 24 °). Aliás, apesar da definição do ângulo de inclinação, os grupos de avaliação aplicam-se apenas a pisos planos. Portanto, se você quiser ladrilhar um piso inclinado em áreas úmidas, terá de fazer exigências ainda maiores quanto à resistência ao deslizamento do revestimento do piso.

"Corredores largamente secos de pés descalços", "vestiários", "sauna seca em grande parte e áreas de relaxamento" etc. devem ser equipados com ladrilhos do grupo de avaliação A. O grupo de avaliação B deve ser usado para caminhadas descalças em grande parte molhadas, para pisos de piscinas de vários tipos e para piscinas infantis. Finalmente, o grupo de classificação C é um requisito para escadas ou as chamadas piscinas que levam à água.

DICAS PRÁTICAS

A seleção dos ladrilhos de parede ou piso de acordo com a forma e a cor é, obviamente, uma questão de gosto. No entanto, considerações práticas e de segurança não devem ser desconsideradas no momento da compra. Portanto, lembre-se:

Os ladrilhos de varandas e terraços estão expostos a tensões atmosféricas particularmente elevadas (radiação solar, flutuações de temperatura, humidade). Você tem que ser à prova de gelo. Varandas e terraços são áreas úmidas.

As escadas podem ser cobertas com diferentes ladrilhos. A segurança é particularmente importante aqui. As escadas são sempre uma fonte de obstáculos com alto risco de escorregar.

O comércio de ladrilhos oferece todas as ferramentas, acessórios e informações de que você precisa para colocar os ladrilhos por conta própria. No entanto, colocar muitas vezes não é totalmente problemático para leigos, especialmente em áreas úmidas e em escadas. Portanto, considere também se deseja que o trabalho seja realizado por um especialista treinado - com uma garantia de acordo com a VOB.

Não hesite em contactar-nos se tiver alguma questão

Sua equipe do Mosafil